Prefeitura de Itapoá anuncia datas para credenciamento ao comércio ambulante

Avaliação do Usuário

Por meio da Secretaria Municipal de Administração e finanças, a Prefeitura de Itapoá divulgou nota em seu site institucional informando as datas para a inscrição do Curso de Comércio ambulante, cuja participação é obrigatório para aqueles que pretendem desempenhar a função na temporada de verão. Os interessados têm de 15 a 31 de agosto, das 13h às 19h, para comparecerem no Setor de Vigilãncia Sanitária da Prefeitura (sito à Rua Mariana Michels Borges, nº 201, em Itapema do Norte) e realizarem suas inscrições.

O curso será realizado nos dias 14 e 15 de setembro, na casa da Cultura de Itapoá, localizada na Rua VII do Loteamento Príncipe.

De 18 a 29 de setembro, o Setor de Protocolos da Prefeitura receberá a documentação dos que participarão da triagem. Os documentos necessários, demais informações e mais detalhes sobre o processo estão no edital que trata sobre o tema, qual pode ser acessado no link: http://www.tribunadeitapoa.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Edital-Ambulantes-de-Itapoa-2017.pdf

 

Tribuna de Itapoá - Thiago Gusso

Parceria Sebrae e Prefeitura resulta em crescimento do Turismo

Avaliação do Usuário

Dia 19 na Casa da Cultura ocorreu o lançamento dos trabalhos do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável – PDITS Local. Na ocasião o prefeito Marlon Neuber assinou uma parceria com o SEBRAE para a execução dos trabalhos que serão divididos em duas etapas: a primeira referente aos estudos preliminares, e a segunda pelo Seminário participativo, tendo como alvo a Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo e entidades ligadas ao turismo, realizando uma análise completa do Quadro Institucional da Área Turística.

O Plano constitui num orientador básico dos futuros investimentos na atividade turística no Município de Itapoá e Região. Tanto no que se refere ao Poder Público, quanto a relação às possíveis parcerias e investimentos do setor privado, promovendo o desenvolvimento do Turismo em Itapoá de forma integrada e sustentável associado à valorização cultural, a conservação ambiental e a participação comunitária, tendo como resultado final a geração de emprego e renda.
A ação demonstra a visão do prefeito quanto à necessidade de se investir no setor turístico. O evento contou com a presença do prefeito, secretários, representantes do SEBRAE, e um grande número de munícipes, em especial os que trabalham diretamente com o setor de turismo.

 

Urubuzão Itapoá

Vem aí 2° Encontro Antigos de Itapoá - SC

Avaliação do Usuário

2 antigos

No próximo dia 05 de agosto, Itapoá sediará a segunda edição do Enconntro de Antigos da Cidade. A expectativa é de que o evento, que foi um sucesso no número de expositores e público geral em 2016, cresça em torno de 50% neste ano de 2017. Na primeira edição, havia a previsão de que participassem de 80 a 100 veículos, mas 186 abrilhantaram o evento.

Jeanni Doubek, organizadora do Encontro, comenta como surgiu a ideia de sua realização. "Sempre participamos de encontros, antes mesmo de termos o nosso veículo antigo. A ideia [do evento] surgiu em uma conversa entre amigos. Todos dizendo que devia ter um encontro aqui, até que eu disse: "eu vou providenciar!" Só que ninguém acreditou (risos), conta ela.

O 1º Encontro de Antigos de Itapoá - SC, em 2016, recebeu muitos elogios dos visitantes e a intenção é o sucesso se repita. Para isso, haverá muitas atrações. "Teremos muitas feiras, premiações aos veículos destaque e brindes. Será um dia especial para passar em família. Sem contar com as atrações principais: os lindos veículos que estarão presentes. Teremos praça de alimentação, brinquedos infantis, feiras de antiguidades, feiras de artesanato, mercado de pulgas, vendas de peças, banda ao ar livre, premiações e sorteios", adianta Jeanni. A banda será a Splinters, a mesma que recebeu muitos elogios dos participantes da edição anterior.

O evento, que terá início às 8h, está previsto para ser encerrado às 18h, com direito a fogos de artifício.

"Esse evento foi criado com o intuito de promover o turismo em nossa cidade e gerar renda ao comércio local. Gostaria de agradecer aos nossos patrocinadores, pois esses encontros só são realizados com a ajuda deles. Todos juntos para o bem estar e crescimento da comunidade", conclui a organizadora Jeanni Doubek.

O evento, que será realizado na Avenida Beira Mar 3, em Itapema do Norte, contará com entrada franca ao público, enquanto os expositores pagarão R$ 15. Mais informações podem ser obtidas na página do Facebook facebook.com/antigosdeitapoasc, e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou (47)99900-1331 diretamente com Jeanni.

 

Tribuna de Itapoá - Thiago Gusso

Interrupção no fornecimento de água devido à falta de energia elétrica

Avaliação do Usuário

A Itapoá Saneamento informa que, devido ao desligamento programado de energia elétrica, para uma manutenção na rede executada pela Celesc nas proximidades da Estação de Tratamento de Água – ETA I, o fornecimento de água será interrompido para toda cidade nesta quinta-feira (13.07.2017), no período compreendido entre as 13h30min. as 17h30min.
A previsão para o reestabelecimento do abastecimento de água, está programado para logo após a retomada de energia.
Enquanto o abastecimento não é normalizado, a empresa recomenda a população que utilize a água existente nas caixas d´água de forma consciente e não custa lembrar que, segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e Legislação Municipal, todas as residências devem possuir reservatórios com capacidade suficiente para suprir em até 24 horas seu consumo básico.


Andressa Vaz - Itapoá Saneamento

A filosofia que inspirou a criação da Reserva Volta Velha

Avaliação do Usuário

augusta reserva

Por Augusta Gern.

Grandes projetos não nascem sozinhos. Uma série de motivações e pessoas geralmente estão atrás de boas ideias. Na RPPN Reserva Volta Velha, em Itapoá, isso não é diferente. Criada há 25 anos, ela é fruto de muita vontade, desejo de preservação e também motivações de uma pessoa: Piet Van Der Art, mais conhecido como Padre Pedro.
Holandês, o padre missionário conheceu a família Machado, proprietária da RPPN Reserva Volta Velha, nos anos 80. Como professor de teologia da PUC Paraná, encaminhou suas aulas para temas de ciências naturais, teorias da evolução e conservação, sempre colocando a natureza como elemento de ligação entre Deus e o homem. Sua formação acadêmica era vasta: doutor em teologia, geologia e biologia. Era missionário Marista e, com isso, teve oportunidade de viver em diferentes países, como a Nova Zelândia, Alemanha e Brasil. De sua paixão pela natureza se dedicou muito ao estudo das plantas, em especial a fitossociologia. Esse e outros diferentes conhecimentos, a mente aberta e o desejo de ensinar, é claro, encantou os alunos.
As aulas então extrapolaram a universidade: junto com o padre, alunos formaram um grupo de pesquisa, fizeram expedições em campo e trabalhos na Serra do Mar. Entre as atividades, o Padre Pedro chegou a Itapoá, onde conheceu a família Machado, a área de floresta e as ideias de iniciativas ambientais. “A ideia já tínhamos, mas ainda era pequena e um pouco abstrata. Foi ele que nos motivou e derrubou as barreiras e resistências entre as gerações. Posso afirmar que não existiria Reserva Volta Velha sem o Padre Pedro”, conta Lúcio.
A família Machado comprou a área em 1984 e, no início dos anos 90 ganhou estatuto voltado à conservação, até se tornar RPPN em 25 de junho de 1992. Aos que não conhecem, RPPN significa Reserva Particular de Patrimônio Natural. As RPPNs foram criadas no Brasil em 1990 para promover a criação de áreas protegidas a partir da iniciativa de proprietários particulares, e não do poder público. Entre os objetivos das RPPNs estão a conservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de pesquisas científicas, atividades de educação ambiental, ecoturismo, entre outras.
Essas atividades, hoje desenvolvidas na RPPN Reserva Volta Velha são, em boa parte, fruto dessa motivação do Padre Pedro. Como diz a família: “Um projeto desse não se faz só com vontade, tem que ter uma filosofia também; e ele nos trouxe essa filosofia de vida, de amor e luta pela natureza”.
Com essa filosofia, a Reserva segue com novas ideias e projetos. Para os próximos meses, novidades devem ressaltar ainda mais a vocação da área itapoaense. Entre os novos projetos, está a homenagem ao grande incentivador. Depois de 12 anos no Brasil, Padre Pedro voltou à Holanda, onde dedicou as suas atividades como religioso até falecer, em março desse ano, com 73 anos de idade. Agora, seus conhecimentos e motivação devem ser eternizados com o nome de uma das áreas de conservação que compõem a Reserva Volta Velha. Afinal, nada mais justo do que homenagear e eternizar a filosofia que motivou a criação de uma das áreas de conservação mais reconhecidas da região.

 

Foto cedida pela família de Padre Pedro, Piet Van Der Art.