26 de Julho Dia Mundial de Proteção dos Manguezais

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Os manguezais são ecossistemas que ocorrem nas zonas de maré; formam-se em regiões de mistura de águas doces e salgadas como estuários, baías e lagoas costeiras. 

Ao longo da zona costeira os manguezais desempenham diversas funções naturais de grande importância ecológica e econômica, dentre as quais destacam-se as seguintes: proteção da linha de costeira; funcionamento como barreira mecânica à ação erosiva das ondas e marés; retenção de sedimentos carreados pelos rios, constituindo-se em uma área de deposição natural; ação depuradora, funcionando como um verdadeiro filtro biológico natural da matéria orgânica área de reprodução, de abrigo e de alimentação de inúmeras espécies e área de renovação da biomassa costeira e estabilizador climático.
Cabe ressaltar a importância do manguezal para o homem, uma vez que este fornece uma grande variedade de organismos que são utilizados na pesca como moluscos, crustáceos e peixes. Além que,Itapoá é um braço da Baia da Babitonga onde possui uma longa extensão desse ecossistema, visto dessa maneira, que é de extrema importância sua preservação e atenção para seus Manguezais.

 

APREMAI – Associação de Proteção da Reserva do Mangue da Barra do Saí - Itapoá

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar