Rio São João de Garuva é contaminado após acidente entre dois caminhões

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

caminhão garuva 13

A PRF ainda investiga o tipo de produto que vazou no afluente.

O rio São João em Garuva foi contaminado com produto químico por causa do acidente ocorrido entre dois caminhões na manhã desta quinta-feira (13). Segundo o secretário de saneamento ambiental Marcio Ricardo Herpich, a Polícia Rodoviária Federal ainda está concluindo a investigação, mas acredita que o caminhão-tanque carregava ácido clorídrico.

A carga era de 11 mil litros. O produto é altamente corrosivo e tóxico. Segundo análises da Defesa Civil e da Secretaria de Saneamento do município, aproximadamente 10 mil litros vazaram no afluente.

— Emitimos um alerta, principalmente para a população ribeirinha. Não se pode utilizar a água para beber, nem para banhar-se. Os pescadores também devem suspender os trabalhos por pelo menos 48 horas — explica.

Ainda de acordo com Herpich, o material concentrado é diluído em água e utilizado normalmente como reagente químico. A Secretaria monitora o impacto que a contaminação possa ter causado aos animais que vivem na região. A previsão é que o alerta seja mantido por dois dias, quando novos exames terão sido realizados para verificar a quantidade de produto na água do rio.

Também em decorrência do acidente, uma das pistas do sentido Sul da BR-376 se mantém interditada. O fluxo nas outras duas pistas permaneceu fechado por cerca de três horas, mas foi liberado por volta das 9 horas desta manhã. Conforme a PRF, o condutor do veículo sofreu ferimentos leves e foi encaminhado para atendimento hospitalar, mas passa bem.

 

A Notícia

Foto: Prefeitura de Garuva / Divulgação / Divulgação

Legenda: Acidente ocorreu por volta das 6 horas no km 668 da BR-376