Nova CNH eletrônica será lançada nesta terça-feira (10)

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

CNHdigital

O Ministério das Cidades, Denatran e Serpro lançam nesta terça-feira, em Brasília, a Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). O novo sistema, que em breve vai atender a motoristas de todo o País, começará a ser implantado em Goiás, a partir de uma parceria com o governo do Estado de Goiás e o Departamento de Trânsito (Detran-GO).

A CNH-e é um aplicativo para celular que traz mais comodidade e segurança ao motorista. Estará disponível para download nas lojas virtuais de apps. Goiás será o primeiro Estado a garantir essa inovação aos condutores de veículos. Nesta terça-feira serão explicados os detalhes do funcionamento da nova CNH eletrônica.

Até agora, o que se sabe é que a nova carteira terá a mesma validade do documento impresso, que, por sua vez, continuará a ser emitida normalmente.

Para adquirir a CNH Eletrônica, o motorista deverá se cadastrar no site do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) com um certificado digital. O acesso ao documento dependerá da digitação de uma senha. O sistema, que está em fase de testes, ainda permitirá o bloqueio do aplicativo caso o celular do portador seja extraviado. E como vai funcionar esse procedimento?

Para fazer o cadastro, o usuário deverá preencher os dados no Portal de Serviços do Denatran. Depois de validado por meio de um certificado digital, o cadastro será ativado com o envio de um link para o e-mail informado. Em seguida, o usuário deverá realizar o login pelo aparelho que deseja ter sua CNH digital. No primeiro acesso, será preciso criar um PIN para armazenar seus documentos com segurança. Insira o PIN criado para poder visualizar seus documentos.

Após conferir autenticidade aos dados do documento por meio da assinatura digital do Denatran, essa autenticidade poderá ser verificada no Assinador Digital. Caso necessite bloquear o aparelho para impedir o uso de sua conta e acesso aos seus documentos, o usuário deverá acessar o Portal de serviços do Denatran com o certificado digital e solicitar o bloqueio.

 

A Notícia

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar