Câmara aprova aumento de alíquota do INSS pago pelo Porto Itapoá

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

Na noite dessa segunda-feira, dia 25 de setembro, em reunião ordinária, os vereadores aprovaram, por oito votos a um, emenda legislativa que aumenta a alíquota de ISSQN (Imposto Sobre Serviçoes de Qualquer Natureza) aos serviços portuários de Itapoá. Com isso, a Câmara autoiza a Prefeitura a cobrar 5% referente ao tributo municipal ao invés de 3% cobrado até então do terminal portuário. Um aumento de 66,6% no total arrecadado.

A reunião que culminou nessa aprovação contou com o plenário da Casa de Leis lotado. De um lado, munícipes que apoiam a iniciativa, entendendo que a aprovação automaticamente implicará em aumento de arrecadação para o Município, que carece de diversos investimentos desde infraestrutura até os serviços básicos. Do outro lado, pessoas que entendem que o Porto já exerce seu papel no desenvolvimento de Itapoá à gestão dos recursos. Além disso, há por parte desses, um receio de que a nova alíquota do ISSQN - uma das mais altas do setor portúário - comprometa a geração de empregos, desestimulando a vinda de empresas do Setor. Esse desestímulo, na verdade, já vem ocorrendo há algum tempo com diversas empresas escolhendo outras cidades da região para investir, aproveitando a proximmidade do terminal portuário itapoaenses e os incentivos fiscais proporcionandos pelas cidades vizinhas.
Se for aprovado, pelos vereadores, o projeto de Lei Complementar Municipal de Itapoá nº 09/2017 (que é contemplado pela emenda já aprovada) a nova tributação entrará em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2018.

 

Tribuna de Itapoá

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar