Porto Itapoá cresce mais do que a média nacional em 2018

Avaliação do Usuário

aaaporto

Operação fechou o ano com 680 mil TEUs, um acréscimo de 10,3% em relação ao ano anterior

O Porto Itapoá, um dos mais modernos e eficientes terminais de contêineres da América Latina, teve um aumento na movimentação de 10,3% em relação ao ano anterior, chegando a 680 mil TEUs - acréscimo de aproximadamente 70 mil TEUs. No Brasil, este volume de movimentação teve crescimento de apenas 6,9%.

Há sete anos, o Terminal apresenta crescimento acima da média do mercado nacional. Entre 2014 e 2017, enquanto o PIB teve um acumulado de 5,9%, o Terminal cresceu 21,5% em volume de TEUs.

O destaque em Itapoá no ano de 2018 ficou por conta das importações, que tiveram crescimento de 6,5%; das exportações de cargas dry, com 6,9% de acréscimo; a cabotagem com significativo aumento de 19,5%; e o transbordo com um robusto incremento de 30,2%.

Expansão em 2018

Em meados de 2018, o Porto Itapoá dobrou a capacidade, podendo movimentar 1,2 milhão de TEUs/ano com a finalização da primeira fase da expansão do Terminal. As obras contemplaram mais 100 mil m² de pátio, que passou a ter 350 mil m² no total, e mais 170 metros de píer, que passou a ter 800 metros de comprimento.

Porto Itapoá promove evento cultural para os moradores da cidade

Avaliação do Usuário

Noite cultural patrocinada pelo Porto Itapoá apresenta o Coral Vozes da Babitonga, a Orquestra Prelúdio e o Coral Sementes do Amanhã

 

Nesta sexta-feira e neste sábado, dia 14 e 15, o Porto Itapoá irá promover um grande evento apresentações musicais. A programação acontece através do projeto incentivado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, que foi elaborado e coordenado pela Escola de Música Tocando em Frente.

Os Corais Vozes da Babitonga e Sementes do Amanhã participarão do evento com um repertório natalino no concerto, Natal Sempre Presente; A Orquestra Prelúdio apresentará também alguns clássicos de Natal do segmento do repertório erudito juntamente com o coro profissional Vox Camerata.

O evento será realizado no estacionamento do Porto Itapoá e é aberto à toda a comunidade com entrada gratuita. A programação ainda contará com a apresentação do concerto Cinema e Metais e a participação da Orquestra Sua Majestade o Violão.

Saiba mais sobre os projetos

Coral Vozes da Babitonga
Patrocinado pelo Porto Itapoá através da Lei de Incentivo à Cultura e elaborado pelo professor da Escola de Música Tocando em Frente, Helmuth Alfonso Kirinus, o projeto de Formação Musical contempla aulas de linguagem musical para desenvolvimento vocal, assim como desenvolve precisão rítmica, melódica e de leitura musical através de exercícios, dinâmicas e conhecimentos teóricos fundamentais para seus integrantes.

Orquestra Prelúdio
Fundada em 2011, a Orquestra Prelúdio é de Joinville e interpreta grandes obras do repertório clássico e popular. Além de promover apresentações gratuitas, ensaios abertos e concertos didáticos, o objetivo da orquestra é a aproximação com o público incentivando e desenvolvendo a apreciação da música erudita.

Coral Sementes do Amanhã
Elaborado pela Escola de Música Tocando em Frente e com direção musical de Karla Cristina Huch, o Coral infantil é patrocinado pelo Porto Itapoá e conta com a participação de 34 crianças.

Coro Voz Camerata
O Vox Camerata é um grupo vocal seleto destinado a executar repertório de câmara, formado por cantores experientes em canto coral e estudantes de canto lírico. Surgiu sob liderança do maestro Rafael Huch e da soprano lírico Karla Huch, e tem como objetivo difundir a música erudita.

Resumo Cinema em Metais
O espetáculo Cinema e Metais tem a direção musical de Ronny Peterson e conta com as trilhas sonoras que marcaram época no cinema, ao mesmo tempo que são projetadas as cenas dos respectivos filmes. A ideia simples e ao mesmo tempo genial promove uma atenção especial ao trabalho e arranjos da música instrumental que muitas vezes passa despercebida quando se assiste o filme. O projeto já percorreu Joinville através da lei de incentivo municipal da cidade com grande sucesso de público e já visitou nossa cidade também com grande receptividade.

Orquestra Sua Majestade o Violão
A orquestra iniciou suas atividades em fevereiro de 2018 com o propósito de reunir estudantes de violão para a prática em conjunto e desenvolvimento de repertório a 4 vozes através do instrumento mais popular do planeta, o violão. A orquestra é formada por 12 alunos da Escola de Música Tocando em Frente.

Edital de Citação

Avaliação do Usuário

editaldoc

Porto Itapoá inaugura ampliação

Avaliação do Usuário

Investimento de R$ 360 milhões amplia capacidade de movimentação para 1,2 milhão de TEUs/ano e gera mais de 300 empregos

portoinaugura2018

Atento a demanda nacional de infraestrutura portuária segura, ágil e eficiente, o Porto Itapoá, que começou a operar em 2011 no Norte de Santa Catarina, acaba de inaugurar as obras de sua primeira fase de expansão, dobrando a capacidade de movimentação para 1,2 milhão de TEUs/ano. As obras de ampliação incluíram 100 mil m² adicionais de pátio, 170 metros de píer e totalizaram investimento de R$ 360 milhões.

“A expectativa é de que a capacidade instalada de 1,2 milhão de TEUs/ano seja completamente utilizada até o fim de 2019, período em que as novas vagas serão preenchidas”, destaca Cassio Schreiner, diretor presidente do terminal.

O evento, que ocorreu no dia 9/8, contou com a presença de mais de 500 pessoas e foi realizado já na nova área do pátio. Para Cassio a inauguração é um passo essencial para o crescimento do terminal, que terá mais uma fase de expansão. “No futuro, prevemos chegar a uma capacidade de 2 milhões de TEUs.”

Com a nova configuração, o Porto Itapoá passa a ter 250 mil m2 de pátio, 800 metros de píer e conta com 6 portêineres, somando uma das maiores capacidades instaladas de movimentação de contêineres do Sul. Atua com cargas que têm como origem ou destino Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraguai. Segundo levantamento da ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), no primeiro quadrimestre de 2018, Itapoá foi o quinto terminal em movimentação de contêineres.

O Porto Itapoá também se destaca pelos índices de produtividade e agilidade. “Trabalhamos com um dos melhores índices de MPH (Movimentos Por Hora) do País, com recordes que chegam a mais de 150 MPH. Além disso, nossos indicadores de liberação de cargas também tem sido um dos mais ágeis dentre os portos brasileiros”, enfatiza o diretor presidente.

Porto Itapoá inaugura primeira fase das obras de expansão

Avaliação do Usuário

Na próxima quinta-feira, dia 9, o Porto Itapoá, localizado no Norte de Santa Catarina, inaugura a primeira fase de sua obra de expansão. As obras de ampliação, iniciadas em 2016, irão dobrar a capacidade instalada do terminal.

 

A última autorização necessária para que o Porto Itapoá, em Santa Catarina, dê início às operações em uma nova área adicional de 60 mil m² foi oficializada na segunda-feira (5/3), com a sua publicação no Diário Oficial da União. Com a nova área, recém-construída, o pátio de contêineres do porto passa a ter 210 mil m², com capacidade estática de 18 mil contêineres.

 

O Termo de Liberação da Operação (TLO), emitido pela ANTAQ (Agência Nacional de Transportes Aquaviários), era o último requisito para o licenciamento total da obra, após concluídas as fases de alfandegamento (Receita Federal), Segurança (Conportos) e Licenciamento Ambiental (Ibama), iniciadas em novembro de 2017.

Com todas as licenças relativas às obras de expansão concedidas, foi dado início às movimentações para preenchimento da nova área de 60 mil m², agilizando a operação do terminal como um todo.

A assessoria de comunicação do porto informou, em nota, que ao longo dos próximos dias 4 mil unidades de contêineres ocuparão a nova área, o que abrirá um espaço importante para que as operações continuem sendo realizadas de forma ágil e segura.

A entrega das obras em fases faz parte da estratégia do Terminal para atender a alta demanda dos últimos anos. A cada área finalizada, um novo processo de licenciamento é iniciado com o intuito de evitar gargalos operacionais na movimentação de contêineres.

Expansão do Terminal

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011 com uma infraestrutura capaz de movimentar 500 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano. Desde 2013, esta capacidade já vinha sendo superada e, para atender à demanda cada vez maior do mercado, o terminal deu início ao seu processo de ampliação naquele mesmo ano. Em outubro de 2016, depois da obtenção de todas as licenças, as primeiras obras tiveram início.

As obras desta primeira fase de expansão continuam até maio, quando devem estar finalizados mais 40 mil m² de pátio e mais 170 metros de píer, que passará a ter 800 metros de comprimento. Ainda em 2018, o Porto Itapoá terá capacidade de movimentação de 1,2 milhão de TEUs/ano.

O projeto de expansão contempla ainda 200 mil m2 adicionais de pátio, já com aterro em andamento, e 410 metros de píer (um berço), cuja evolução acontecerá nos próximos três anos.