Estiagem coloca Paraná sob risco de chuva ácida, alerta Defesa Civil

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

curitiba cuva acicd

Órgão pede que população não tome banho de chuva para evitar problemas de pele.

A Defesa Civil do Paraná emitiu uma nota nesta terça-feira (26) pedindo para que a população do estado tome cuidado com a chuva que pode cair em vários municípios ao longo desta semana. Há mais de 30 dias sem que uma única gota significativa caia do céu, os municípios paranaenses podem estar prestes a presenciar o fenômeno de chuva ácida causada exatamente pelo longo período de estiagem.
De acordo com o órgão, o tempo seco favorece o acúmulo de substâncias químicas que deixam ácida a água da chuva. “Dentre os principais responsáveis pelo acúmulo de poluentes estão os incêndios, depois a queima dos combustíveis nos veículos e o lançamento de substâncias por chaminés das indústrias”, explica a Defesa Civil em sua nota oficial.

Por isso, a recomendação é que as pessoas não tomem banho de chuva nos próximos dias. Não porque elas podem derreter em contato com a água ou se machucar seriamente, mas porque o fenômeno pode gerar pequenos incômodos. Como as gotas acumulam uma grande quantidade de dióxido de carbono, elas podem causar irritação na pele, principalmente em crianças, que possuem uma maior sensibilidade.

 

Gazeta do Povo

Foto: Albari Rosa - Defesa Civil pede que população evite banhos de chuva

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar