Prefeitos discutem criação da Região Metropolitana de Joinville

Avaliação do Usuário
PiorMelhor 

rmipeq

Os prefeitos vinculados a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville se reuniram na tarde desta quinta-feira, 26, para discutir o aprimoramento do projeto de criação da Região Metropolitana de Joinville. A minuta da lei tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e no mês de maio, 7, às 14h, haverá audiência pública organizada pela Alesc, no auditório da ADR Joinville.

“É um debate importante para o planejamento dos municípios e envolve questões de investimentos e mobilidade urbana. Os prefeitos e outras entidades interessadas devem dialogar e aprimorar o projeto para atender da melhor forma as cidades que têm necessidades similares”, avalia a secretária Simone Schramm, da ADR.

Em janeiro de 2017 a ADR Joinville fez a primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional com apresentação do projeto da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, à época, exposto pelo engenheiro Cassio Taniguchi, da Secretaria de Estado do Planejamento. Naquela oportunidade estiveram presentes dez prefeitos, deputados estaduais e secretários regionais de Mafra e Jaraguá do Sul.

“Nós não somos contra nem a favor, mas precisamos discutir o aprimoramento do projeto de lei que cria a Região Metropolitana de Joinville. Nossa leitura é de que deve contemplar os municípios conturbados e possíveis de conurbação”, disse o prefeito Udo Döhler.

Na foto: secretária da ADR Simone Schramm; prefeito de Joinville Udo Döhler; prefeito de Garuva Rodrigo David; prefeito de São João do Itaperiú Clézio Fortunato; prefeito de Araquari Clenilton Pereira; prefeito de Barra Velha Valter Zimmermann; prefeito de São Francisco do Sul Renato Lobo e Stella Maris Wanis reorientando Balneário Barra do Sul.